Quem acompanha a Ruff Ruff já notou que trabalhamos muito para ajudar pessoas que sofrem com puxões. E por que fazemos isso? Me responsa uma coisa: Ver seu cachorro puxar, travar, respirar ofegante e engasgar é algo que incomoda você?
Se sim, você está entre 80% dos donos de cachorro. Essas pessoas tem uma dificuldade para manter seus cães seguros e sob controle durante o passeio. E a grande maioria considera passear um pesadelo.
E apesar de ser um problema comum, poucas pessoas conhecem o passo a passo para efetivamente acabar com os puxões durante o passeio. Quase todo mundo acaba evitando passear, se conformando que cachorro é assim mesmo.
Infelizmente não existe uma “chave” que você possa girar para o seu cão milagrosamente aprender a andar educadamente ao seu lado. Mas uma excelente forma de resolver esse problema é com o Guia Educativo abaixo.
Todos (eu disse todos) os cães puxam por uma única razão: algo é para eles mais vantajoso que estar caminhando ao lado do dono. Isso quer dizer que durante o passeio árvores, outros animais e motos são mais interessantes que você, uma pessoa que ele vê todo santo dia.
Você não conseguirá acabar com os puxões a menos que prove ao seu cão que andar ao seu lado é mais recompensador que perseguir uma pomba. E a melhor maneira de fazer isso é mostrando que ele ganha algo especial sempre que acompanha você.
De uma maneira bem simplista, esse Guia Educativo trata disso. São passos (do mais simples ao mais difícil) que, quando repetidos, possuem o poder de ensinar ao cão as vantagens de caminhar ao lado do dono. Mas você precisa lembrar que cães não mudam um comportamento de um dia para o outro.
Todos os cães aprendem por repetição, alguns com menos, e outros com mais. De qualquer forma você precisará de consistência e paciência se quiser ensinar seu cão a andar educadamente ao seu lado. Vale a pena? Bem, pense que você precisará passear com seu cão por mais ou menos 15 anos.
Vale.
Cães puxam porque se sentem no controle do passeio, então descarte tipos de coleira que enfraquecem você e dão ao seu cão mais liberdade de decisão. É o caso típico do peitoral e da guia de comprimento variável (guia retrátil), ferramentas que geralmente atrasam o processo de aprendizado.
O peitoral é uma ferramenta desenvolvida para um propósito: facilitar o trabalho de cães de carga. Para essa finalidade ele é a solução perfeita porque se acomoda no cão permitindo que ele imprima o máximo de força para puxar o que vem atrás de uma maneira confortável.
A guia retrátil é uma ferramenta desenvolvida para um propósito: facilitar o trabalho de cães em buscas e recuperação. Quando usada por alguém inexperiente esse tipo de guia só ensina que quanto mais seu cão puxa, mas liberdade ele possui.
Essas ferramentas podem ser úteis quando usadas por um treinador experiente. Mas geralmente são usadas por donos comuns, como você e eu. Nesse caso, quase sempre na expectativa de causar algum desconforto ao cachorro que puxa no passeio.
O problema é que esse tiro tem grandes chances de sair pela culatra. Todo desconforto gera ansiedade, e o que a gente precisa é alimentar um estado de calma e confiança no cão. Se ele está desconfortável, ele não presta atenção. Se ele não presta atenção, ele não aprende.
Faz sentido para você?
Se você tem qualquer pergunta sobre o que acabou de ler, entre em contato com a gente.